Pesquisa

domingo, 12 de junho de 2016

Valentine´s Day VS Dia dos Namorados no Brasil

12 de junho, dia dos namorados! Onde tudo tem coração vermelho, chocolates, flores, jantares romântico, uma data especial para os enamorados. Uma pergunta que não me sai da cabeça é por que oValentim´s Day também não comemoramos aqui no Brasil? Irei explicar, segundo o psicologo e especialista em relacionamentos Thiago de Almeida, a origem do dia dos namorados vem do séc. IV a.C. com o Festival de Lupercalia ao deus Lubercus que acontecia no mês de fevereiro, onde os pastores pediam proteção e abundância nas colheitas. Em um jarro de cerâmica contia os nomes das moças da região, os rapazes escolhiam sua companheira para a festividade e com a convivência, alguns dos casais se apaixonavam e se casavam.
Essa festividade durou em torno de 800 anos até o surgimento do cristianismo e ouve a ideia de santificarem o presbítero de São Valentim, mas o imperador romano Claudius não gostou muito da ideia com a fama de Valentim por pregar o nome de um único Deus e o desrespeito aos deuses romanos - e o medo de tira-lo do poder - proibindo o
casamento, para que os soldados não sentissem saudade de casa, e as pessoas que negavam o politeísmo - como São Valentim - eram perseguidas, aprisionadas e torturadas.
Então os apaixonados se encontravam refúgio no presbítero Valentim (o único que continuava a realizar casamentos) mas o imperador ao descobrir colocou-o na prisão e mesmo preso continuava a realizar conversões e louvar a Deus até Claudius querer decapita-lo. Antes de morrer no dia 14 de Fevereiro de 269 d.C., Valentim  se apaixonou pela filha do guarda da prisão (ela era cega) que levava refeições diárias aos prisioneiros, recebeu a última carta de despedida dele (fez com que ela enxergasse) assinada: "seu eterno Valentim" que ainda é usada em cartões no dia de São Valentim.
Mesmo a data sendo conhecida no mundo todo, há lugares que comemoram o dia dos namorados em datas diferentes, como aqui no Brasil que até no calendário de 1949 não existia data comemorativa para os apaixonados. Por mais que 12 de junho seja a véspera de Santo Antônio, era considerado um mês fraco em questões comerciais, onde João Dória lançou uma campanha com apoio da Confederação do Comércio de São Paulo a mudança do dia de São Valentim para 12 de junho com o slogan: "Não é só de beijos que vive o amor". Temos uma coisa em comum com o dia de São Valentim do hemisfério norte, o frio.
Se você tinha a mesma dúvida que eu espero ter esclarecido, caso saiba mais assuntos sobre os dias dos namorados que não tenha citado ou alguma curiosidade, não esqueça de deixar seu comentário nesta publicação, boa noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário