
Falarei um pouco sobre o assédio moral, sexual e psicológico, parece que não mas o efeito de um assédio na vida de alguém pode ter um efeito devastador causando problemas como traumas e depressões, nenhuma pessoa é igual a outra, umas podem se recuperar com uma rapidez muito grande enquanto outras pode levar anos para obter algum resultado, o apoio da família nessas horas sempre será essencial com muito cuidado, paciência e amor é claro. Falo que o melhor remédio de todos é o amor, ele cura feridas, muda atitudes, dá um novo olhar pra vida e muitos outros fatores que faz bem a qualquer ser humano.
ASSÉDIO MORAL: Uma atitude abusiva, proposital frequente que fere a dignidade e a integridade de outra pessoa. Essa vai para as mulheres (e para os homens também) quantas vezes você andandou na rua e ouviu um babaca falar coisas do tipo: "nossa, que gostosa", "Delícia", "Daria um jeito em você fácil, fácil". Isso porque estou falando das mais comuns, se você está lendo isso já vez isso com alguma mulher, meu querido, a situação ta bem feia pro seu lado. Recomendo você começa a tirar as rédeas e ser menos hipócrita que ainda dá tempo de muda, esse tipo de coisa pode acontecer em ambiente de trabalho, ameaçando o emprego alheiro e além de deixa um clima bem chato.
ASSÉDIO SEXUAL: É uma abordagem indesejada ou insistência inoportuna sexual sobre alguém que normalmente usa de posição privilegiada que usa disso para tirar vantagens sexuais de algum dependente. Como de um chef ameaçar a dar uma promoção para um empregado se passar pelo "teste do sofá" - usando novamente como exemplo o ambiente de trabalho.
ASSÉDIO PSICOLÓGICO: esse tipo de assédio pode nascer de um assédio moral, sexual, racial, bullying, emocional, que se refere sempre ao mesmo fenômeno. Não existe exatamente sobre um consenso sobre o assédio psicológico, o mais popular é o de Field que define o comportamento sendo: persistente, abusivo, ofensivo, malicioso, e que pode intimidar ou insultar outra pessoa, usando o abuso de poder para fazer a outra pessoa se sentir humilhada, vulnerável, ameaçada, preocupada e acabando com sua auto-confiança adquirindo até stress, isso pode acontecer com muitas crianças que sofre agressões dentro de casa e desconta nos colegas em sala de aula. Por isso é sempre bom que os professores estejam sempre atentos para qualquer atitude diferente dos alunos dentro da sala de aula.
Lembre que assédio é crime e pode dar até 2 anos de prisão ao responsável, não fique quieto, denuncie!
Ligue:
100 - Direitos Humanos
180 - Delegacia contra a Mulher
181 - Disque-Denúncia
190 - Polícia Militar
191 - Polícia Rodoviária Federal
192 - SAMU
193 - Corpo de Bombeiros
194 - Polícia Federal
197 - Polícia Civil
198 - Polícia Rodoviária Estadual
199 - Defesa Civil
Ótimo texto! Além de esclarecedor,serve de alerta para situações que infelizmente são ainda tão corriqueiras. Parabéns!
ResponderExcluirObrigado, fico feliz que gostou. Sim, precisamos alerta mais as pessoas sobre esses assuntos pra não deixa mwis esse topo de coisa acontecer
ExcluirAssim, eu gostei do que você disse porquê foi de certa forma racional, mas vamos lá. Se mulher precisa em si, tomar cuidado com atitudes para evitar o assédio, já está errado ai, pois isso demonstra que ela esta tendo que se adaptar a uma situação em que todo mundo tem uma visão deturpada de como abordar uma mulher. Ela não é obrigada a conviver com assédio porquê saiu de shots, ela não é culpada de ser estuprada por que saiu nua na rua se for, é que infelizmente esse processo de evolução social é demorado, leva tempo pra sociedade começar a ver de outra forma. Então infelizmente, o que julgo como errado é o necessário a ser feito por enquanto, pra se evitar um caso mais grave ou sequelas para você, consequente. O fato da menina "estuprada" que houve agora pouco é um exemplo, os próprios manos da favela falaram que ela chegou falando que ia dar pro bonde! E se fosse estupro, os próprios traficantes iam matar essa galera. Mas hoje qualquer fagulha é o suficiente pra iniciar um caso de rebuliço como aquele, ela não gostou porquê apagou depois, aceitou a visão e alegou estupro, os meninos lá não tiveram um pingo de mentalidade pra perceber o que acontecia e parar, porquê que graça tem sexo com alguém inconsciente, o que eles acharam que estavam ganhando? E agora a visão que essa menina vai ter de quem a conhece vai mudar completamente, ou ela é vítima ou ela puta? Entendeu? Ta tudo errado. Isso nós não vamos ver melhorar, nem nossos filhos, nossos netos terão vislumbres de um mundo aonde isso já deturpado, e não só assédio, mas como homosexualismo, fanatismo, racismo, feminismo, entre outros.
ResponderExcluirComo mesmo citei, ninguém deve virar um vegetal, cada um tem a liberdade de fazer o que quiser com a sua vida, quando digo que algumas coisas podem ser evitadas não estou dizendo que a culpa é do short que uma garota usa, ou decote, mas sim de ações e lugares, e não é só pra mulheres isso mas pra homens também, muitos caras, homossexuais, transexuais, sofre assédio também como sito no assédio psicológico e é crime. E infelizmente sabemos o quão esse mundo é violento e se todos fomos espertos tomaremos uma atitude correta perante o ocorrido.
ExcluirNão julgo ninguém pelo o que aconteceu com a garota, nem sobre ela e nem sobre os caras, foi errado da parte deles, sim. Mas não sei literalmente o que aconteceu, não estava lá pra tomar uma conclusão, existe várias versões essa história, tem a deles, a dela e a de como realmente aconteceu que só Deus sabe como foi. As vezes não escolhemos o que pode acontecer conosco e temos de seguir nossas vidas, mas cada escolha infelizmente tem um preço e a cada acontecimento sendo de nossa vontade ou não, temos de ter a cabeça no lugar para tirarmos a puera do colo e seguir enfrente. Isso mexeu com a população sobre violência contra a mulher, ótimo. Mas não muda o fato de abusos que ainda acontece e muitas mulheres sentirem medo de fazer uma denuncia e não ter uma rede social para divulgar enquanto estão presa pelo sofrimento psicológico, é muito triste isso.