
O problema é que muitas pessoas crescem sem expressar o medo delas, sempre com a pressão de não poder sentir medo (como aquele clichê que tentamos quebrar de que homem e não chora e mulher tem que ser dona de casa e cuida dos filhos - bela, recatada e do lar, a louca!) como se o medo fosse algo feio e não deve ser sentido, deixando-as fracas e vulneráveis ao seu próprio instinto (sim, o medo é um instinto). Ele é como se fosse um alerta vermelho que ja nasceu dentro de você.

Fobia: A fobia ai já vira um medo mais acentuado e excessivo, uma doença que a própria mente gera na presença ou previsão com alguma coisa que pode lhe causar ansiedade em um grau muito elevado, por exemplo, você tem medo de altura, mas o medo pode chegar a ser tão grande que nem perto na sacada da sua casa você chega, entende? Apesar de não conseguirem provarem como a fobia ocorre, em geral sofre de ansiedade antecipatória e querem ver resultados antes do desenvolvimento completo.
A fobia deve ser tratada quando começa a atrapalhar a vida do indivíduo, através de psicoterapia que expõe a pessoa ao objeto ou situação com uma aproximação gradual de pelo menos uma frequência de 2 vezes por semana para adquirir bons resultados.
Alguns exemplos de fobias:
*Fobia de andar de avião
*Fobia de animais e insetos
*Fobia alimentar
*Fobia de dirigir
*Fobia de dentista
*Fobia de doença
*Fobia do escuro
*Fobia de lugares altos - Acrofobia
*Fobia de Lugares fechados - Claustrofobia
*Fobia de sangue e ferimentos
*Fobia social
*Fobia de tempestade
Comportamento que ajuda identificar pessoas que irão desenvolver algum tipo de fobia:
*Competentes
*Excesso de responsabilidade
*Detalhista
*Importa-se com o olhar de outra pessoa
*Não gosta de receber críticas
*Critíca
*Organizada
*Sensível aos sentimentos
*Inteligente
*Elevada consciência social
*Querem ter o controle
Não deixe o medo te dominar mas também não o prende dentro de você como se fosse um alienígena, todos temos sentimentos e nenhum deve ficar presto, pode causar transtorno e doenças futura, seja medo, tristeza, angústia, preocupação e que futuramente pode causar até depressão, mas ai entraremos em outro assunto. Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário